terça-feira, 14 de maio de 2013

PROJETO: OS TRÊS PORQUINHOS

OS TRÊS PORQUINHOS = HISTÓRIA



Numa bonita casa de campo viviam 3 porquinhos: Prático, Heitor e Cícero. Quando não iam à escola, ficavam a brincar felizes e despreocupados no campo.
Ao escurecer, voltavam cansados e satisfeitos.
Em casa esperava-os a sua avozinha, que lhes preparava grandes bolos com natas e morangos.
Um dia, Cícero, o mais pequeno, propôs: «Agora que já somos grandes, podemos construir uma casa só para nós e viver sozinhos! Cada um construirá a sua, a seu gosto.
Cícero não se queria cansar muito, pelo que considerou que bastariam uns tantos ramos e um pouco de palha entrançada para construir uma cabaninha fresca e confortável.
Heitor, pelo contrário, pensou que uma cabana de madeira seria suficientemente confortável e resistente e que não teria de trabalhar demasiado para a construir.
Prático queria uma casinha como a da avozinha. Por isso, carregou o carrinho de mão várias vezes com tijolos e cimento e pôs-se a trabalhar com muito afinco.
- Assim estarei resguardado do lobo, que de vez em quando sai do bosque.
De facto, veio o lobo e bateu na casinha de palha: Truz! Truz! Truz!
- Quem é? – perguntou a avozinha do Cícero. – Um amigo... abre!
- respondeu o lobo lambendo-se.
- Não! És o lobo mau e não te vou abrir a porta!
- Ai sim?! – Rosnou o lobo rangendo os dentes.
- Vê então como abro a tua porta! – E de um sopro varreu a cabaninha fazendo rolar para bem longe o porquinho.
Enquanto Cícero escapava, o lobo foi bater à porta do Heitor:
- Abre, não te farei mal!
Heitor também não quis abrir, mas um par de sopros foram suficientes para destruir a sua casinha.
Muito esfomeado, o lobo bateu à porta da casa do Prático.
- Vai-te embora, lobão! – Respondeu-lhe o porquinho.
Desta vez, o lobo soprou e soprou muitas vezes, mas a casinha, construída com cimento e tijolos era demasiado sólida até para ele.
Por fim, o lobo mau ficou sem forças. Aborrecido, levantou o punho, ameaçando:
- Por agora, deixo-te... mas depressa voltarei!
E vou-te comer de uma só vez.
Quando se fez noite o lobo voltou. Prático ouvi-o a trepar pelo algeroz para subir até ao telhado da casa.
Enquanto se metia pela chaminé, o lobo lambia-se já pensando no jantar à base de porquinho assado. Mas Prático, que tinha uma panela de sopa ao lume, atiçou a chama com toda a lenha que tinha.
O lobo já estava a meio caminho quando começou a cheirar a queimado: era a sua cauda que começava a chamuscar! Saiu pela chaminé e desapareceu uivando.
No dia seguinte, enquanto o pobre lobo, com a cauda entre as patas, continuava a fugir para o mais longe possível, a povoação celebrava a valentia do porquinho sábio e o retorno à tranquilidade.

PROJETO


TURMA: 03 anos

PERÍODO DE DURAÇÃO: 30 dias

JUSTIFICATIVA
Os contos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças que partem de uma situação real e concreta para proporcionar emoções e vivencias significativas. O conto dos três porquinhos fará com que possibilite as crianças uma nova oportunidade de conhecer a historia tradicional que tem um brilho de magia e aventura.

OBJETIVO GERAL
Expressar sentimentos emoções através de atividades prazerosas, trazendo a literatura infantil como cenário de conto e reconto, de forma viva e envolvente para que as crianças possam se habituar acerca da literatura infantil.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Criará hora do conto
·         Explorar a linguagem oral e escrita
·         Utilizar técnica de dramatizar e fazer recontos
·         Oportunizar a criatividade, imaginação, humor.
·         Desenvolver o habito de ouvir com atenção
·         Enriquecer e ampliar o vocabulário;
·         Desenvolver o pensamento lógico e a rapidez de raciocínio
·         Desenvolver atenção e coordenação motora fina e ampla
·         Relacionar os números com a quantidade
·         Desenvolver e estimular a expressão corporal;
·         Cuidar e valorizar os livros;
·         Estimular o gosto pela leitura

CONTEÚDO
·         Leitura e escrita em sala de aula
·         Motricidade fina e ampla;
·         Expressão corporal;
·         Arte plástica: pintura modelagem, recorte e colagem com materiais diversos, desenho livre e dirigido;
·         Historinhas (os três porquinhos, chapeuzinho vermelho, João e Maria...).
·         Criatividade e dramatização;
·         Musica e ritmo;
·         Noção e visualização de quantidades
·         Ampliar o vocabulário;
·         Classificação, Ordenação, conjuntos, cores.

MATERIAIS UTILIZADOS
·         Papeis (cartão, cartolina,crepom,de ,varias, cores .)
·         Cola branca, e colorida, giz de cera,giz de lousa:
·         CD ­–projetor multimídia- livros.
·         Tinta guache (várias cores )
·         Pinceis
·         Caneta hidrocor e lápis de cor (todas as cores).
·         Livros de historia
·         Cartucho colorido e preto (para imprimir)
·         E outro que se fizerem necessários.

METODOLOGIA
·         Quais são as leituras que vocês preferem...
·         Vocês gostam de historia? De ver revista, jornal...
·         Conversa informal diálogo e questionamento oral, através das Historinhas, cartaz figuras relatos sobre o assunto;
·         Música dramatizada relacionada a historinhas;
·         Historia em sequência;
·         Quebra cabeça e jogos;
·         Historinhas infantis;
·         Dramatização das historinhas (teatrinho);
·         Sessão historiada;
·         Biblioteca na sala;
·         Fantoches e deboches;
·         Maquete da historia dos três porquinhos;
·         Mascaras do lobo mau; três porquinhos;

·         Projetor multimídia “histórias”: Os Três Porquinhos; chapeuzinho vermelho e outros.
·         Boneco mova de e. v.a
·         Bonecos – palitos (fantoche de mão).

DESENVOLVIMENTO
1º Etapa – Crianças em circulo o professora irá dialogar com as crianças e em seguida focar o assunto .Quais as historias que já ouviram ? E o que mais gostaram
Logo a professora iniciará contando a historia “Os Três Porquinhos mostrando as figuras dos personagens. Em seguida propor o reconto, utilizando frases iniciais para que as crianças relembram as etapas da historia

2º Etapa._Crianças ouvirão a historia contada em CD. Em uma folha de papel cenário registrar e escrever o nome das crianças abaixo do seu registro e também o nome dos personagens.

3º Etapa ­_Xerocar figuras das carinhas dos porquinhos, colorir pelas crianças para colagem e fazer a contagem, fixando o número 3 com técnica (bolinhas de papel crepom).

4º Etapa _O Lobo era muito mal, porque queria destruir as casas dos três porquinhos. .Vamos juntos conversar com ele pedindo a ele pra ser  bonzinho e não fazer mais isso ?
Confecção  de máscara do lobo e os três porquinhos ,(ensaio).

5º Etapa Biblioteca na sala, roda de conversa e questionamento com as crianças sobre os cuidado que deve ter com os livros, dar oportunidade  de manusear vários livros de historias .

6º Etapa _Confecção de fantoche de palitos para organização da maquete 

7º Etapa _seção de historia com as crianças na sala de multimídia

8º Etapa_ Historia em sequência

CULMINÂNCIA: Apresentação do teatrinho os três porquinhos e exposição de maquete desenvolvidas com os alunos.

AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á através da observação do comprimento e interesses das crianças no decorrer do projeto. A oralidade também será o foco da avaliação em situações de “rodinha” onde as crianças poderão demonstrar a aprendizagem construída pala troca de conhecimento e conversa sobre o assunto, além de dobraduras e apresentação de teatro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário