As
histórias encantadas são repletas de conteúdos simbólicos e exercem um grande
fascínio em crianças e adultos. Uma capa vermelha, um sapatinho de cristal ou
um gancho no lugar da mão automaticamente nos transportam para o mundo dos
contos de fadas onde a fantasia e o mundo real se misturam.
Realidade
sim! Muito do que o ser humano vive emocionalmente no cotidiano aparece
refletido nas histórias infantis. Podem ensinar principalmente as crianças que
passam por descobertas e vivências emocionais intensas e ainda estão elaborando
e entendendo o que são os sentimentos. Uma menina que vivencia o abandono pode
se sentir atraída pela história do Patinho Feio ou Cinderela, por exemplo.
A
identificação não é consciente, mas de alguma forma a criança percebe que o seu
conflito também é vivido pelo personagem principal e a aproximação acontece. A
partir daí o espectador pode aprender, juntamente com o personagem, que tem na
sua jornada importantes passagens e ensinamentos.
É
freqüente ver uma criança pedindo repetidas vezes para ouvir uma mesma
história. Isso ocorre pois algo no enredo a tocou e gerou uma identificação
fazendo com que a criança queira ouvi-la novamente. Percebe, inconscientemente,
que pode aprender algo emocionalmente importante com aquela narrativa.
Através
do conto o pequeno embarca num mundo de emoções e observa qual foi a solução
encontrada na história para os conflitos em questão. Isso o ajuda a elaborar
melhor seus sentimentos e encontrar saídas para alguns dilemas emocionais
reais.
O
que é possível aprender?
Exemplificando
com o conto resumido de João e Maria: a história fala sobre dois irmãos que são
abandonados na floresta pelos pais por não terem como alimentar toda a família.
Na floresta eles encontram uma casa que é feita de guloseimas e se fartam de tanto
comer. A dona da casa é uma bruxa que tornam os irmãos seus reféns. Eles
conseguem se livrar da maldosa e voltar para a casa do pai que estava muito
arrependido de ter abandonado os filhos.
Na
história mencionada podemos escolher dois aspectos significativos dos
personagens que são os recursos da coragem e criatividade. João e Maria são
crianças espertas, pois percebem que correm perigo e escutam o plano dos pais.
João com sua criatividade rapidamente encontra uma solução para achar o caminho
de volta quando os pais os deixarem na floresta: espalhar pedras pelo trajeto e
depois segui-las até chegar a casa. Outra situação que demonstra isso na
história é a bruxa que alimenta João para que ele engorde e ela possa comê-lo.
Porém, ela não enxerga bem e para saber se João está no “ponto” sempre pede
para ele mostrar o dedo. Nessa hora ele mostra o osso de galinha ao invés do
próprio dedo para tentar prorrogar o perigo e consegue.
Mas,
a bruxa só é derrotada de fato por Maria e sua grande coragem. A menina sempre
com medo, tanto da floresta quanto da feiticeira, percebe que a maldosa está
querendo matá-la quando a bruxa pede para ela ficar bem próxima ao forno e ver
se está quente o suficiente. A menina tem a idéia de dizer que não sabe como
fazer isso e pede para que a bruxa demonstre como é. Assim, Maria aproveita a
situação e dá um empurrão muito forte na bruxa. Ela cai dentro do forno e a
menina fecha a portinhola de ferro.
Reflexão
Os
personagens dessa história, e de tantas outras, ensinam principalmente que nenhum
mal é tão grande que não possa ser derrotado. Usando a criatividade e a coragem
João e Maria utilizam seus próprios potenciais para vencer.
Essa
é uma mensagem importante contida no conto. Através do lúdico o espectador
assimila o ensinamento mais facilmente e pode então incorporá-lo à vida real,
estimulando-o a exercitar também a inteligência e a coragem para enfrentar suas
dificuldades, com a confiança que o desafio poderá ser vencido e que vale a
pena lutar.
*Marcela Pimenta Pavan,
psicóloga clínica, CRP 05/41841.
Contatos:
marcelapimentapavan@gmail.com. Cel: (21)
9157-0818
Consultório: Copacabana e Centro –
R.J
Written by Marcela
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